Quando criança, eu não era o tipo de menina que vivia grudada em bonecas que choravam e falavam de verdade e nunca sonhei em ser como a Barbie quando crescesse. Na verdade, eu era bem diferente das garotas que me cercavam. Essas usavam vestidos rodados, cabelos esticados e sapatinhos brancos, enquanto eu amava uma calça que me deixasse confortável, meus cabelos viviam trançados pela minha mãe, para eu não pegar piolho e meu maior sonho era lutar karatê. Entre brincar de casinha e brincar na rua, eu preferia a segunda opção.
Sempre gostei das brincadeiras de rua. Meu pés, não se cansavam de pedalar os pequenos pedais da bicicleta semi-nova, que meu pai me dera. Meus joelhos viviam sendo amortecidos, pois eu amava brincar de vivo ou morto (aquela brincadeira que ficamos levantando e abaixando sem parar).Tudo isso me fazia feliz, eram momentos únicos e perfeitos que eu vivenciava.E dentro desses momentos maravilhosos, cabe aqui, as tardes de domingo na casa do avô Ismael.
Era perfeito quando se reunia toda a família na casa do velhinho de pequena estatura que apelidava todos os vizinhos. Nossas mães se reuniam na cozinha, e falavam de dietas enquanto aguardava a Tia Bete fazer a comida. Os homens ficavam na sala, assistindo algum filme que o tio Beto havia alugado, e nós crianças, estávamos na rua, nos divertindo com pega-pega, esconde-esconde e nos intervalos, comprávamos geladinhos (eu sempre queria o de manga ou goiaba, embora o que fazia mais sucesso era o de coco queimado) na Dona Dirce, que por sinal, sempre nos observara do portão de sua casa.
Crianças venham comer!Diziam as vozes lá da cozinha. Nós entravamos e nem nos preocupávamos em lavar as mãos. Íamos direto para a mesa, e saboreávamos um delicioso almoço, composto por macarronada, frango assado e tubaína de laranja, que comprávamos na dona Izildinha. Eram tempos felizes, e que agora ficam guardados a sete chaves, na caixa de lembranças localizada na memória de uma jovem que sonha no futuro e sente saudade de sua infância bem vivida.


Nenhum comentário:
Postar um comentário